Ifac leva Circuito de Ciências a escolas no interior e na capital

publicado: 21/07/2023 17h50, última modificação: 21/07/2023 19h23
Em 2023, equipe do programa já promoveu a divulgação científica em escolas de Rio Branco, Epitaciolândia e Capixaba
circuito de ciencias sesi (1).png

O Instituto Federal do Acre tem levado o programa Circuito de Ciências para escolas em no interior e na capital do Acre. A equipe composta de estudantes do Ifac e da Ufac, além de professores do Ifac já visitou escolas em Rio Branco, Epitaciolândia e Capixaba apenas no primeiro semestre de 2023. Com o objetivo de estimular o interesse pela ciência, o programa reúne oficinas de física, robótica, astronomia, mostra de foguetes, experimentos de física clássica e moderna, jogos matemáticos e sessões no planetário.

Em Rio Branco, o Circuito de Ciências visitou a Casa do Índio, em abril, e a Escola Prof. Ilka Maria de Lima, no dia 27 de maio e também integrou a II Feira de Ciências da Escola do Sesi, no dia 4 de julho. “O evento foi um sucesso e dizemos isso porque observamos a satisfação e envolvimento dos nossos estudantes”, comentou a professora Helen Farias, da Escola do Sesi.

circuito de ciencias sesi (4).jpg circuito de ciencias sesi (2).jpg

Em junho, o programa do Ifac foi levado para Epitaciolândia onde contribuiu no evento de educação ambiental organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço de Água e Esgoto do Estado Acre (Saneacre).

No dia 24 de junho, a equipe do programa esteve no município de Capixaba, a 81 km da capital, nas escolas Argentina P. Feitosa e Ariston Ferreira da Cunha. A participação do Ifac foi viabilizada a partir de uma parceria com a Prefeitura de Capixaba e a vereadora Clenilda Santos.

circuito_capixaba.png

Sobre o programa - O professor de física, Cleyton Assis, conta que a ideia para o Circuito apareceu em 2022, com um grupo de professores do Ifac, da Secretaria de Educação e da Universidade Federal do Acre. “A proposta era levar nossos projetos para as feiras de ciências nas escolas”, explicou.

“O objetivo maior é chegar em locais de difícil acesso ou que nunca tiveram esse tipo de atividade. Tem escola que nunca teve uma feira com o perfil do circuito de ciências. A gente conversa com os professores das escolas e eles demonstram confiança no programa. Tudo é muito bem organizado pela equipe”, acrescentou o professor que coordena o projeto do planetário itinerante.

Ainda de acordo com o professor Cleyton Assis, nas visitas às escolas, a equipe planeja um circuito de forma que os alunos participem de todas as atividades, começando com os jogos de matemática e encerrando no planetário.

A próxima parada do Circuito de Ciências será no dia 27 de julho, na Escola Divina Providência, em Xapuri.

circuito de ciencias sesi (8).jpg

registrado em: