REITORIA

Ifac realiza palestras como parte da política institucional contra assédio nos campi e Reitoria

publicado: 04/10/2023 18h32, última modificação: 04/10/2023 20h19
As palestras ocorrem nos campi e Reitoria e fazem parte da política de acompanhamento e prevenção ao assédio e está sendo realizado pela Disgp, Direx e Dsaes com apoio dos campi
Palestra assédio_CRB (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Diretoria Sistêmica de Gestão de Gestão de Pessoas (Disgp), Diretoria Executiva (Direx) e Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), iniciou nesta segunda-feira (02), no campus Rio Branco, ciclo de palestras sobre assédio, tendo como público-alvo alunos, servidores e terceirizados dos seis campi e Reitoria.

As palestras que são ministradas pela diretora de Responsabilização de Entes Privados da Controladoria-Geral do Estado Governo do Tocantins (CGE/TO), Tatiane Dias Medeiros, encerram no dia 11 de outubro, na Reitoria. A participação da servidora do CGE/TO, Tatiane Medeiros, para ministrar as palestras, e realizar a capacitação, através de oficinas e rodas de conversa para servidores do Ifac, no mês de maio deste ano, foi uma iniciativa da Diretoria Executiva (Direx) e do Gabinete Institucional.

Os participantes da palestra têm acesso aos temas Conceito de Assédio Moral e Sexual; Formas de ocorrência do Assédio; Causas do Assédio; Impactos do Assédio; Condutas exemplificativas; Assédio contra Redes Sociais; Responsabilização na Esfera Administrativa, civil e penal; como denunciar?; e Garantias dos menores vítimas de assédio.

Palestra assédio_CRB (2).jpeg Palestra assédio_Xapuri.jpeg

Este ciclo de palestra faz parte da política própria de acompanhamento de assédio, que nos campi funciona através dos Núcleos de Assistência Estudantil (Naes) e contam com profissionais como Pedagogo, Assistente Social e/ou Psicólogo habilitados para atendimento ao aluno.

Cronograma palestras Assédio.PNG

Ifac desenvolve ações contra o assédio - Esta não é a primeira atividade desenvolvida na instituição que aborda o tema. No período de 03 a 05 de maio deste ano, foram realizados treinamentos, palestras e oficinas, voltadas aos membros da Comissão Permanente de Processos Disciplinares do Ifac (COPPD), especificamente na temática de assédio.

O objetivo é fazer com que os membros da COPPD possam conduzir da melhor forma possível os processos. Neste sentido foram desenvolvidas Roda de Conversa e Oficina de Prevenção e enfrentamento aos assédios moral e sexual, ministrada pela diretora de Responsabilização de Entes Privados da CGE-TO, Tatiane Dias Medeiros.

Em abril de 2022, através da Portaria nº 432, de 19/04/2022, foi instituído o Grupo de Trabalho, composto por servidores (técnicos administrativos e docentes), responsável pela elaboração da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e a Violência no âmbito da instituição.

Outras ações voltadas contra o assédio ocorrem desde 2021 quando a instituição abriu cerca de 23 procedimentos a respeito do tema, que chegaram por meio de atendimento dos diversos canais de atendimento, resultando em duas demissões de servidores, suspensões e advertências.

Além disso, o Ifac já adota o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) que determina a apuração nos casos de assédio sexual e punição com demissão em toda a Administração Pública Federal.

A instituição atua, nestes casos, através da Procuradoria Federal junto ao Ifac (AGU) que desenvolve diversas ações sobre tema e desenvolverá novas ações e políticas visando a melhoria de seus processos, na sua rede de proteção e procedimentos de atendimento mais adequado as vítimas.

Saiba mais sobre capacitação através de palestras e oficinas ofertados pelo Ifac: