Observatório do Mundo do Trabalho

Apresentação

O Observatório do Mundo do Trabalho é o Portal de Egressos do IFAC, que objetiva o acompanhamento de egressos por meio do Programa de Acompanhamento de Egressos.

O Programa de Acompanhamento de Egressos do IFAC, tem por objetivo geral fomentar, orientar e disciplinar o processo de aproximação entre os campi e seus egressos, por meio do planejamento e da execução de ações de extensão de forma articulada com o ensino e a pesquisa, podendo ser de cunho educativo, técnico, científico, tecnológico ou artístico-cultural.

O Programa de Acompanhamento de Egressos é regulamentado pela Resolução CONSU/IFAC n° 21/2017, de 31 de maio de 2017. O processo de acompanhamento proposto nesse programa de acompanhamento e atendimento de egressos do IFAC é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e nos Campi, as Coordenações de Extensão e o Registro são responsáveis pela coleta de dados. A coleta de informações é realizada por meio da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, que consiste na aplicação de questionário em formato eletrônico. As informações sobre os egressos subsidiam na avaliação da eficácia da formação profissional do IFAC visando o atendimento das demandas da sociedade e do mundo do trabalho.

Pesquisa de Acompanhamento de Egressos

Olá Egressos,

Bem-vindo ao Observatório do Mundo do Trabalho do IFAC.

O IFAC quer manter o vínculo com vocês, nossos ex-alunos, saber sobre sua inserção e desempenho no mundo do trabalho, seus sucessos, dificuldades, desafios, bem como, suas impressões acerca do seu processo de formação. A partir das informações recebidas, o IFAC saberá o quanto a formação recebida contribuiu para a sua efetiva inserção no mundo do trabalho, bem como subsidiará o planejamento de ações de ensino, da pesquisa e da extensão e no atendimento de seus egressos e egressas. Assim, o IFAC poderá melhorar os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação a cada ano, e promover a oferta de cursos que atendam às necessidades dos egressos.

Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022

Para realizar sua atualização cadastral para que possa receber a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, realizada pela Instituição, e participar de ações futura do IFAC com os egresssos, preencha o formulário:

Atualização cadastral de egressos do IFAC.

Encontro de egressos

Em 2021, o Instituto Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou no dia 6 de maio, o primeiro Encontro de Egressos com o tema “Desafios do Mundo do Trabalho”. O Encontro de Egressos do Ifac foi transmitido ao vivo pelo canal do Ifac no YouTube.

O Encontro de Egressos faz parte das atividades do Programa de Acompanhamento de Egressos do IFAC. Entre as atividades as atividades do Programa de Acompanhamento de Egressos do IFAC, estão: A promoção de encontros, seminários, cursos, palestras e outras atividades voltadas para o contato, a atualização e o envolvimento dos egressos; A promoção de atividades de integração entre egressos e alunos em formação, visando à troca de informações e experiências; Ações de atualização cadastral dos egresso.

O evento teve como objetivo oportunizar aos egressos e estudantes pré-concluintes informações relevantes sobre o mundo do trabalho, aproximar os egressos cada vez mais do IFAC, além de trocar oportunidades e experiências profissionais, também uma oportunidade de promover o reencontro de colegas e professores com os egressos.

O evento contou com 79 inscritos e as inscrições foram realizadas no site de eventos do IFAC.

A Proex também divulgou a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Ifac 2021. A pesquisa é direcionada aos ex-alunos do IFAC e todos os egressos do IFAC que assistiram ao vivo e irão assistir o evento gravado estão convidados a responder a pesquisa via formulário.

A pesquisa visa obter informações específicas sobre a inserção e o desempenho dos egressos no mundo do trabalho, suas impressões acerca do seu processo de formação e da adequação da proposta do seu curso de formação, bem como, buscar informações sobre a oferta de cursos de educação continuada que atendam às necessidades dos egressos.

Programação do Evento

O evento teve início às 18h com a cerimônia de abertura, e contou com a presença da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos e do Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch. Foi apresentado o objetivo da Pesquisa do Egresso e como o egresso poderá acessá-la para responder o formulário. Logo após, o professor César Gomes ministrou uma palestra com o tema Desafios do Mundo do Trabalho. Em seguida teve outra palestra sobre Entrevista de Emprego e Currículo, com a professora Herika Montilha. Após as excelentes palestras, deu início a mesa redonda com a participação de egressos do Ifac. O objetivo da mesa redonda foi apresentar egressos do Ifac e seus relatos sobre a experiência em estudar no IFAC e quais os desafios enfrentados ao entrar no mundo do trabalho e como o curso realizado no IFAC auxiliou a superar esses desafios. O evento encerrou com apresentação de vídeos de egressos do Ifac.

A realização do Encontro de egressos está programaga para acontecer anualmente a fim de fortalecer o Programa de Acompanhamento de Egressos do IFAC, bem como divulgar a pesquisa de egressos.