Observatório do Mundo do Trabalho

 

Apresentação 

O Observatório do Mundo do Trabalho é o Portal de Egressos do IFAC, que objetiva o acompanhamento de egressos por meio do Programa de Acompanhamento de Egressos.

Egressos do IFAC é todo estudante que tenha cursado integralmente qualquer curso ofertado pelo IFAC, seja nos cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnico, Graduação e Pós-Graduação.

O Programa de Acompanhamento de Egressos do IFAC, tem por objetivo geral fomentar, orientar e disciplinar o processo de aproximação entre os campi e seus egressos, por meio do planejamento e da execução de ações de extensão de forma articulada com o ensino e a pesquisa, podendo ser de cunho educativo, técnico, científico, tecnológico ou artístico-cultural. 

O Programa de Acompanhamento de Egressos é regulamentado pela Resolução CONSU/IFAC n° 21/2017, de 31 de maio de 2017. O processo de acompanhamento proposto nesse programa de acompanhamento e atendimento de egressos do IFAC é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e nos Campi, as Coordenações de Extensão e o Registro são responsáveis pela coleta de dados. A coleta de informações é realizada por meio da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, que consiste na aplicação de questionário em formato eletrônico. As informações sobre os egressos subsidiam na avaliação da eficácia da formação profissional do IFAC visando o atendimento das demandas da sociedade e do mundo do trabalho.

 

Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 

Olá Egressos,

Bem-vindo ao Observatório do Mundo do Trabalho do IFAC. 

O IFAC quer manter o vínculo com vocês, nossos ex-alunos, saber sobre sua inserção e desempenho no mundo do trabalho, seus sucessos, dificuldades, desafios, bem como, suas impressões acerca do seu processo de formação. A partir das informações recebidas, o IFAC saberá o quanto a formação recebida contribuiu para a sua efetiva inserção no mundo do trabalho, bem como subsidiará o planejamento de ações de ensino, da pesquisa e da extensão e no atendimento de seus egressos e egressas. Assim, o IFAC poderá melhorar os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação a cada ano, e promover a oferta de cursos que atendam às necessidades dos egressos.

Pesquisa de Acompanhamento de Egressos

 

Para realizar sua atualização cadastral para que possa receber a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, realizada pela Instituição, e participar de ações futura do IFAC com os egressos, preencha o formulário:

Atualização Cadastral de Egressos do IFAC

 

Oportunidades de formação continuada no IFAC

Eventos

 

Encontro de Egressos

 

I Encontro de Egressos

O Instituto Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou no dia 6 de maio de 2021, o primeiro Encontro de Egressos com o tema “Desafios do Mundo do Trabalho”. foi transmitido ao vivo pelo canal do Ifac no YouTube. Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=EbTSgU2OozI.

O evento teve como objetivo oportunizar aos egressos e estudantes pré-concluintes informações relevantes sobre o mundo do trabalho, aproximar os egressos cada vez mais do IFAC, além de trocar oportunidades e experiências profissionais, também uma oportunidade de promover o reencontro de colegas e professores com os egressos.

As inscrições foram feitas no site de eventos do IFAC pelo link: https://eventos.ifac.edu.br/evento/encontro-de-egressos, totalizando 79 inscritos.

A Proex também promoveu a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Ifac. A pesquisa foi direcionada aos ex-alunos do IFAC e todos os egressos foram convidados a responder a pesquisa via formulário.

 

II Encontro de Egressos

Realizou no dia 13 de junho 2022, o II Encontro de Egresso com o tema “Por onde andam? As inscrições foram realizadas no site de eventos do IFAC pelo link: https://eventos.Ifac.edu.br/evento/encontro-de-egressos, totalizando 45 inscritos. 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do IFAC no YouTube, e contou com tradução em Libras. Com abrangência nacional, o evento de extensão teve a mediação dos diretores dos campi ou representantes. Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=METnTey3Zt4.

O Pró-reitor de Extensão explicou a importância do evento e da participação dos alunos Pré-Concluintes para responder a pesquisa após sua formatura, e que o encontro tem o objetivo de aproximar os ex-alunos do Ifac e ampliar a rede de contatos, promover reencontros e ser um espaço para troca de experiências profissionais. mpliar a rede de contatos, promover reencontros e ser um espaço para troca de experiências profissionais.

No evento foi divulgado o link para que os egressos respondam a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Ifac que encontra-se no site do Ifac  https://www.ifac.edu.br/o-ifac/extensao/observatorio-do-mundo-do-trabalho: Observatório do Mundo do Trabalho. A atualização cadastral é importante para o acompanhamento de Egressos nos anos seguintes, e participação de ações futuras do Ifac com os Egressos.