Oportunidades

Experiências para complementar a sua vida acadêmica.

 

Além de participar das aulas, o IFAC possibilita que os estudantes enriqueçam a sua vivência escolar e o seu currículo por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Dentro e fora da instituição, também é possível encontrar formas de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

Bolsas na área da pesquisa

O Ifac oferece serviços de bolsas para despertar a vocação científica, tecnológica e de inovação nos estudantes do ensino médio, superior e técnico. Facilitando o acesso e a integração do estudante à cultura científica. Saiba mais informações consultando os nossos editais.

Bolsas na área da pesquisa

Estágio (Em construção)

O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino formal em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Enriqueça o seu currículo

Quer se preparar melhor para seu futuro profissional? Fazer um estágio na área do seu curso pode contribuir para sua formação.

No IFAC, o estágio é concebido como uma oportunidade de aprendizagem do fazer, é uma forma de participar do mundo do trabalho e, na relação com outros profissionais do ramo, aprender também valores e atitudes no contexto das relações interpessoais e contradições que envolvem o trabalho.

O Estágio é caracterizado como Estágios Curriculares Supervisionados.

O Estágio Curricular Supervisionado é um componente do Projeto Pedagógico de Curso - PPC, devendo ser inerente ou complementar à formação acadêmica profissional, como parte do processo de ensinar e aprender, de articulação teoria e prática e de interação entre a instituição educativa e as organizações ou instituições.

O estágio curricular poderá ser obrigatório ou não-obrigatório:

O estágio obrigatório  é aquele cuja carga horária é requisito obrigatório para integralização do curso e obtenção de diploma.

O estágio não obrigatório é atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, e deve integrar o projeto pedagógico do curso.

Saiba mais, clicando aqui.

Ambiente Mooc 

Para ampliar ou aprofundar seus conhecimentos, o estudante do Ifac também pode fazer cursos de curta duração disponíveis na Plataforma Mooc. É um tipo de curso livre ofertado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem e que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em diversos conteúdos.

Conheça a Plataforma Mooc do Ifac, clicando aqui.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, vinculada ao Ministério da Educação, que contribui para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo bolsas a estudantes dos semestres iniciais dos cursos de licenciatura.

No IFAC, o programa contempla os cursos de licenciatura oferecidos nos campi: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor supervisor da escola.

Os bolsistas têm a oportunidade de conviver com a realidade escolar, podendo relacionar teoria e prática pedagógica durante seu curso de licenciatura.  A participação no projeto possibilita a contabilização de horas de atividades complementares, como crédito extracurricular, enriquece o currículo acadêmico do aluno, aperfeiçoa a escrita e a apresentação de trabalhos em eventos científicos, além de aproximar o estudante das suas atividades profissionais futuras, de modo sistematizado e organizado.

Como participar

Podem participar do programa estudantes que não tenham concluído 60% do curso, incluindo os estudantes do primeiro módulo do curso. Para isso, os interessados devem se inscrever nos editais de seleção de bolsistas, publicados periodicamente pelo IFAC, conforme cronograma da CAPES.

Saiba mais, clicando aqui.

Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Como participar

Podem participar do programa estudantes que tenham concluído 50% do curso ou que estejam cursando o 5º período. Para isso, os interessados devem se inscrever nos editais de seleção de bolsistas, publicados periodicamente pelo IFAC, conforme cronograma da CAPES.

Saiba mais, clicando aqui.

Intercâmbio e Aprendizagem de Línguas

Os estudantes do Ifac têm a oportunidade de acessar Mobilidade Acadêmica (Intercâmbio) com programas e chamadas realizadas pelo Ifac para Portugal, EUA, Peru, Bolívia e Espanha, chamadas da Rede Federal, além de outras oportunidades de organizações externas. Ainda, o Ifac oferta aos seus alunos, por meio dos Núcleos do Centro de Estudos Linguísticos e Internacionalização, cursos de Libras, Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Fique por dentro de todas essas oportunidades através da página da Assessoria de Relações Internacionais (Arint). Clique Aqui